Café com Negócios

Empresários discutem tarifa do transporte urbano no Café com Negócios

A quarta edição do Café com Empresários, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE -, com o tema ‘A mobilidade urbana, o transporte e o trânsito em Aracaju’ propiciou um momento de diálogo entre os empresários sergipanos acerca de mais um assunto de relevância para a classe. O palestrante e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP - Adierson Monteiro apresentou o panorama da mobilidade urbana no país, ressaltando o case da cidade de Curitiba, referência nacional em transporte coletivo urbano.


A palestra também abordou os principais meios de locomoção, tempo de deslocamento e os custos do serviço em Aracaju. Pesquisa CNI/Ibope, divulgada em agosto de 2011, aponta que o transporte coletivo é o principal meio de locomoção nas cidades, sendo o ônibus o principal meio utilizado. Demonstrando que mais da metade da população brasileira necessita deste transporte.


Ao traçar o panorama do sistema em Aracaju, Adierson apresentou uma resolução a ser executada em curto prazo na capital como meio de otimizar o tempo de tráfego das linhas de transporte urbano, qual seja, a faixa preferencial nos horários de pico, onde os ônibus utilizarão a faixa da direita. Contudo, a proposta de resolução não foi o objeto de discussão entre os empresários, a tarifa e os encargos do transporte coletivo despertou diversos questionamentos quanto à sua prática e às taxas repassadas a eles.


O presidente da Acese, Alexandre Porto, informou que são os empresários os principais onerados na composição da tarifa urbana. “Somos responsáveis em pagar 60% do transporte público”, alega. Ainda segundo Porto, os eventos da Associação são um meio que os empresários encontram para tratar de assuntos públicos e de interesse para a classe. “É o diálogo sobre temas de relevância que a Acese proporciona aos seus associados. Hoje tivemos a oportunidade de conversar com os responsáveis pelo transporte público de Aracaju e dar a nossa contribuição para um assunto,” enfatiza.


Presenças


Estiveram presentes na quarta edição do Café com Negócios os superintendentes da CAIXA e do SETRANSP, Luciano Pimentel e José Carlos Amâncio, respectivamente; o representante da Fecomércio Clóvis Alcântara e o vereador Ivaldo José.

 



Comente via Facebook