Café com Negócios

Policiamento nos núcleos comerciais de Aracaju é debatido no Café com Negócios

A discussão sobre a segurança ostensiva nos centros de comercialização de Aracaju foi o ponto alto da segunda edição de 2011, do Café com Negócios, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - ACESE. Na ocasião o palestrante e comandante do policiamento da capital, TC QOPM José Enilson Aragão, apresentou dados e principais ações desenvolvidas pela Polícia Militar de Sergipe dentro das fronteiras de atuação.


Segundo o palestrante, o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) possui 2.923 homens em seu efetivo e atende aos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga Dajuda, Laranjeira, São Cristóvão e Socorro. Os trabalhos baseado em dados estatísticos coletados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - CIOSP - que disponibiliza mapas georeferênciados e informações precisas sobre as ações e desdobramentos nos pontos considerados "quentes" que são as áreas com índice elevado de criminalidade.


O tenente apresentou ainda um balanço do 1º trimestre de 2011, sobre a atuação da Companhia, como por exemplo, apreensão de arma de fogo (73), arma branca (9), prisões (897), veículos recuperados (76) e veículos apreendidos (640). Pontuou também, sobre os projetos que visam coibir e ampliar o atendimento à Perturbação do Sossego, crime de maior ocorrência na capital.
 

O debate teve a participação dos associados da ACESE e o foco das perguntas eram as ações ostensivas no centro da cidade, bem como uso de novas tecnologias.  O comandante observou que além da PM ter pouco efetivo para o atendimento desejado, a população não tem como hábito medidas que garantam a sua segurança. "O comércio é um atrativo natural de bandidos de oportunidade. Áreas como galerias e clínicas são alvo fácil. A PM hoje está com o seu efetivo reduzido e a população precisa estar sempre atenta", ressalta.
 

Entre outros questionamentos, o presidente da ACESE Alexandre Porto questionou sobre o efetivo que atua no9 centro da cidade e ressaltou os resultados positivos de quando a PM coloca as duplas conhecidas como "Cosme e Damião" nas ruas onde há centros comerciais. Para Porto, é fundamental que a Polícia volte sua atenção para estes pontos onde há maior incidência de assaltos e arrombamentos e que se crie alternativas que impeçam a saída rápida destes meliantes do centro.
 

Presenças


Prestigiaram esta edição do Café com Negócios o deputado federal Mendonça Prado; os deputados estaduais Antônio dos Santos e os vereador Ivaldo José e Emanuel Nascimento, presidente da CMA. O superintendente do SEBRAE Lauro Vasconcelos também compareceu ao evento desta manhã de sexta-feira.
 



Comente via Facebook