Líderes e Vencedores

Prêmio Líderes e Vencedores 2005/2006

2005/2006

 

Destaque ComunitárioPessoa Jurídica “AVOSOS”

 

A instituição nasceu do sonho solitário de Maria Ruth Wynne Cardoso de proporcionar maior conforto aos pacientes que costumava visitar na Ala de Oncologia de um hospital na capital sergipana. O primeiro passo para tornar o sonho realidade foi movimentar amigos pessoais a acompanhá-la nas visitas, ampliando o número de voluntários. Assim, em 24 de julho de 1987, se constituiu legalmente a AVOSOS com a finalidade de abrigar os pacientes do interior que vinham para fazer tratamento e costumavam dormir nas calçadas dos hospitais. O imóvel cedido por uma voluntária tinha dois leitos e também abrigava a Casa de Apoio à Criança com Câncer “Tia Ruth”, assim, logo veio a necessidade de ampliar o espaço, passando por outra casa cedida e uma alugada. Em 2003, a concretização do sonho da sede própria. A grande relevância dos serviços prestados à comunidade concederam à AVOSOS o reconhecimento de entidade com utilidade pública Municipal, Estadual e finalmente Federal em novembro de 2001.  Com a estrutura adquirida ao longo dos quase 20 anos de trabalho, o Complexo AVOSOS pode hoje atender a umgrande número de crianças e adolescentes, disponibilizando sempre maior qualidade nos serviços prestados voluntariamente e sem fins lucrativos.

 

Destaque Comunitário – Pessoa Física“Almir do Picolé”

Com uma história de vida incomum, Almir Almeida Paixão, conhecido como Almir do Picolé, nascido em Aracaju foi abandonado aos quatro anos e levado para o Instituto Lourival Fontes, onde cursou o Ensino Fundamental Básico, tendo deixado o local para morar no povoado 13 em Lagarto, passando a viver aos cuidados de José Bispo. Com 18 anos retornou a Aracaju, onde iniciou o trabalho social de ajuda a crianças carentes.  A vida simples junto com outras crianças e a experiência de não saber o que é ter família, despertaram em Almir o sonho de dedicar sua vida ajudando crianças carentes. Dentre tantos sonhos de infância, este foi o único que não se apagou com os dissabores e dificuldades da vida. Antes mesmo de construir a casa onde funcionaria a Creche, ele já realizava as festas para crianças carentes em datas como Dia das Crianças e Natal. Hoje, com quatro anos de fundação, a Sociedade Creche Ação Solidária Almir do Picolé, atende a 52 crianças, oferecendo comida, educação, assistência médica, lazer e cestas básicas para a família. Mas para Almir, o mais importante é o amor que ele compartilha com estas crianças. “É como se cada um deles fosse um filho”. Declara emocionado o órfão que há 16 anos se dedica ao trabalho de assistência a crianças carentes. Hoje, além das crianças, Almir tem dois filhos legítimos de seu casamento.

 

Destaque Empresarial – Comércio“Hortência Machado”

 

A inclinação comercial de Hortência Machado aflorou a partir da colaboração que dava aos irmãos nos negócios da família, mas foi a necessidade de incrementar a renda familiar que fez com que fossem despertadas a coragem, determinação e criatividade no meio comercial. Ela se fez empresária não somente para ter uma função a mais, já que estava sempre comprometida pelas tarefas de mãe de três filhos e de esposa do engenheiro José Resende Machado. Com acurada visão de futuro e com o gosto pela arte, Hortência Machado iniciou sua maratona de viagens e pesquisas sobre arte e decoração no nordeste e sul do país. Depois de anos de pesquisa paralela à venda de perfumes importados, nasce em 1986, a HORTENCIAS PRESENTES E DECORAÇÃO LTDA. Aos poucos a residência da família transformou-se em local de venda, em depósito, literalmente expulsando todos a fim de que a loja crescesse. Há quem diga que o calor humano e o bem estar da Hortência’s Presentes é uma herança do local onde também se formou uma família feliz e harmoniosa. Hoje, o maior orgulho da empresária Hortência Machado é dispor de uma equipe de trabalho que veste a camisa, que pensa em conjunto e participa do planejamento geral da Empresa na perspectiva de crescimento pessoal e profissional e de valorização da clientela através de um atendimento cada vez mais personalizado. Para Hortência Machado diante de uma vida onde considera ter recebido tantas graças e tantas bênçãos divinas, ela julga uma incoerência não fazer retornar para aqueles que mais necessitam todas essas dádivas recebidas. “A vida é uma troca constante e nós temos, enquanto empresários, a obrigação moral e cristã de contribuir positivamente para a evolução da sociedade em que vivemos".

 

Destaque Empresarial – Indústria“Luiz Antônio e Tarcísio Mesquita Teixeira”

 

Luiz Antônio Mesquita Teixeira e Tarcísio Mesquita Teixeira, respectivamente presidente e vice-presidente da Norcon-Sociedade Nordestina de Construções S/A, estão há 41 anos à frente desta conceituada empresa de construção civil no Estado de Sergipe. Tarcísio é formado em economia aqui em Sergipe e lembra que as primeiras lições não foram aprendidas nos canteiros de obras, mas numa loja de tecidos do pai, onde o mesmo trabalhou desde a adolescência, exercendo as funções de empacotador, varredor, balconista e comprador de matéria-prima. Sob o olhar de “seu” Oviêdo Teixeira, ele aprendeu a não desperdiçar. Até o cordão e o papel usados nas embalagens eram reaproveitados sempre que possível. A escolha pelo caminho da Construção Civil aconteceu em 1965, com a formatura do irmão, Luiz Antônio, que terminara o curso de engenharia civil, no Paraná, quando o pai Oviêdo Teixeira, adquiriu a Nordestina para os dois filhos. Foi o início de toda essa trajetória de sucesso desses dois irmãos que sempre tiveram como metodologia os ensinamentos do pai. Inicialmente, a empresa se dedicava basicamente a obras públicas, hoje, 48 anos depois, e com cerca de 33 dedicados quase que exclusivamente ao mercado imobiliário, a Norcon tem uma participação de destaque no desenvolvimento e no crescimento do Estado de Sergipe. Seguindo o exemplo do pai, Oviêdo Teixeira que foi um exemplo de cidadania e dignidade, sempre contribuindo para a prosperidade, evolução cultural e satisfação do povo sergipano, a Norcon decidiu dar continuidade a esse compromisso através da Fundação Oviêdo Teixeira. Com o intuito de promover o crescimento cultural, estimular a pesquisa científico-tecnológica e apoiar processos de ensino e aprendizado em Sergipe a Norcon financia esta instituição privada e sem fins lucrativos, cujo compromisso abrange desde programas que envolvem o ensino fundamental até programas conjuntos com a Universidade Federal de Sergipe.

 

Destaque Empresarial – Agronegócios“Raimundo Juliano”

 

O nosso homenageado no setor do agronegócio é estanciano e desde os oito anos de idade demonstra a determinação e talento na busca da sua independência financeira,quando começou engraxar sapatos para pagar sua entrada no cinema. O dom para os negócios foi aflorando naturalmente, passando pela venda de jornais e revistas, atuando como balconista e caixeiro viajante até completar 24 anos, quando no ano de 1957, deu o primeiro de muitos passos rumo à ascensão adquirindo o Bar Central em Estância. A Instalação da Torrefação Souto, a instalação da Distribuidora DISBERJ, bem como a fundação da Transportadora Faria Souto e a aquisição da Dantas Campos e Cia,que mais tarde se chamaria “A Elétrica Souto Teles e Cia” constituem alguns dos momentos que marcam a história do sucesso empresarial de Raimundo Juliano.  Pai de família exemplar, Raimundo Juliano não se destaca apenas em suas atividades comerciais, na área social, ele alcançou importantes conquistas: foi o fundador da Loja Maçônica Piauitinga, do Clube de Diretores Lojistas, na década de 80, e do SPC em Estância, tendo ainda exercido a função de presidente do Rotaray Club Aracaju-Norte.

 

Destaque Empresarial – Setor de Serviços “José Carlos Silva”

 

Aracajuano, o nosso homenageado no setor de serviços é formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade Católica de Pernambuco e apesar da formação acadêmica, sua visão empreendedora fez com que em 1965, deixasse o emprego de Diretor do DNOS para fundar a Construtora Silva. Nos 41 anos que se seguiram, a confirmação de que ele tomou a decisão certa veio apresentada por diversas faces, inclusive na conquista de espaço em grandes mercados, a exemplo de São Paulo, onde a Cosil se afirma entre as melhores, atuando na capital e no interior do Estado. O sucesso profissional é completo por contar com o apoio e participação dos filhos na direção dos negócios da família,com destaque para Danusa e Jéssica que têm fundamental papel na Cosil e no Delmar Hotel em Aracaju, e Carlos José, Ylana e Samara que estão à frente da Construtora em São Paulo. Com seu exemplo de humanidade José Carlos Silva faz questão de praticar trabalhos sociais, assim a Cosil participa ativamente do Projeto Nacional Casa da Criança, foi a principal idealizadora da reforma da Creche Soriso, e é incansável na realização e desenvolvimento de programas que beneficiem os que estão em seus canteiros de obras e seus familiares. A frase que marca o prazer por contribuir diretamente com o desenvolvimento empresarial nos setores em que atua é “Planejo trabalhar até os 100 anos de idade, e se Deus me levar antes, eu protesto”.

 

Destaque Profissional – “Osmário Santos”  

 

Osmário Santos nasceu em Aracaju e ainda na infância se fascinou pela carreira de jornalista durante uma visita à redação do então Diário de Aracaju. A partir daí não mais abandonou o mundo da comunicação, dando seus primeiros passos com a criação do jornal mural no Colégio Salvador e na década de 60, com a fundação do jornal "Capacidade", de circulação mensal. Formado pela Universidade Tiradentes, ainda jovem ingressou no mundo profissional passando por programas de grande audiência nas rádios Jornal, Liberdade AM, Delmar FM e na antiga Difusora. Nesse tempo, surge naturalmente a paixão pelo colunismo social escrevendo para o suplemento Nordeste do Jornal do Comércio do Recife. Contribuiu com as inesquecíveis páginas do Jornal de Sergipe e Gazeta de Sergipe. Osmário atuou em diversos órgãos como Assessor de Imprensa, inclusive na ACESE na década de 90, além de ter sido professor da Universidade Tiradentes. Atualmente, assina diariamente a Coluna do Osmário no Jornal da Cidade e aos domingos,  a página de organização da memória de Sergipe onde conta a vida de personalidades e pessoas simples. Com página de destaque na Internet, Osmário já publicou dois livros: "Memórias de Políticos de Sergipe no Século XX" e "Oxente! Essa é a nossa gente”. Antes de assumir sua atual atividade no Jornal da Cidade, Osmário se dedicou à atividade comercial, trabalhando ao lado de seu pai, José dos Santos na loja Magazine dos Móveis. Seu trabalho como jornalista é reconhecido publicamente através de diversos prêmios e homenagens recebidas ao logo dos anos. Há três anos trabalha em defesa do Rio Sergipe e recentemente criou a Frente em Defesa dos Rios Sergipanos que está em fase final de formação.      



Comente via Facebook