CJE-Aracaju

Nova diretoria da Confederação Nacional dos Jovens Empresários toma posse hoje

A nova diretoria da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje toma posse hoje, 17 às 19h na sede da CNI em Brasília. A nova diretoria, eleita em  outubro do ano passado será composta por dez integrantes, entre eles, o empresário sergipano graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Marketing, Diego da Costa. A entidade hoje congrega mais de 15 mil jovens empresários dos 27 estados da federação brasileira.  

 

Esta é a primeira vez que um sergipano compõe a diretoria da Confederação. O empresário Diego da Costa que atualmente preside o Conselho de Jovens Empreendedores da Aracaju (CJE-Aracaju), e é vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) será um dos novos diretores do Conaje.  Para o empresário do ramo de hotelaria e comunicação este é um importante passo para o Estado, pois mostra a importância que Sergipe vem adquirindo no cenário nacional.

 

Diego da Costa também é membro do conselho diretor da Associação Junior Achievement Sergipe, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), diretor do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares em Sergipe, conselheiro do Conselho Regional de Administração em Sergipe (CRA/SE) e é diretor do Rotary Clube de Aracaju nova geração.

 

Um dos diferenciais da nova gestão é a implantação de coordenadorias de comissões temáticas e a transição de algumas diretorias para comissões temáticas. Desta forma, as comissões temáticas serão nas áreas de Crédito, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Relações Internacionais Políticas Públicas, Inovação e Tecnologia, Educação, Relações Institucionais e Capacitação. Isto além das diretorias já existentes de Pesquisa e Conteúdo, Executiva, Jurídica, de Comunicação, de Projetos, de Eventos, Financeira e de Integração. “Para que toda essa engrenagem funcione, montamos uma equipe eclética, composta por jovens empresários de todas as regiões do país, o que certamente nos ajudará a pensar no Brasil como um todo”, explica Pedro Fiúza, futuro presidente da entidade. “O trabalho da Diretoria é pautado nas decisões estratégicas provenientes do Conselho de Representantes da CONAJE, que hoje soma quase 50 jovens de todos os Estados do país”, completa.

 

Entre os objetivos principais da Confederação está o estabelecimento de políticas e práticas institucionais que incluam os empreendedores de pequeno porte nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do Brasil. Esse objetivo é perseguido através da participação em órgãos como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Nacional da Juventude, do Governo Federal. A Conaje também participou ativamente da Frente Empresarial pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, propondo modificações significativas. Além disso, a CONAJE é a única entidade de jovens do mundo a possuir a chancela da ONU através do Global Compact.

 

O movimento de jovens empresários do Brasil surgiu a partir do momento em que grupos de jovens passaram a ter consciência de que o mercado de trabalho não comporta mais a tradicional relação empregador/empregado, sendo necessário partir em busca do primeiro negócio como alternativa ao primeiro emprego. Segundo o IBGE, no Brasil há 61 milhões de jovens entre 15 e 34 anos; destes, cerca de 22 milhões estão sem uma colocação profissional. Se reduzirmos a idade para 15 a 24 anos os números da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios e Contas Nacionais (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada de 1995 a 2005, são de 35,1 milhões de indivíduos, ou seja, 19% da população brasileira.

 

Nova diretoria:

Presidente: Pedro Cunha Fiúza

Vice-presidente: Marcelo Azevedo dos Santos

Diretores Leonardo de Bayma Rebouças.

Paulo Manoel Protasio Filho.

Diego Cabral Ferreira da Costa.

Vicente de Souza Pacheco.

Flávio Resende. Suemy Andrade Vasconcelos.

Rafael Maciel.

Giovanni Guerra Gobbi.    



Comente via Facebook