CJE-Aracaju

2007 – Um ano de Conquistas2008 – O ano da expansão

As parcerias efetuadas e os eventos realizados estão entre os feitos do Conselho de Jovens Empreendedores em 2007. O movimento ganha solidez frente aos governos estadual e municipal, entidades representativas e sociedade civil.

 

Criado em 2005, o Conselho de Jovens Empreendedores de Aracaju, é uma entidade vinculada à Confederação Nacional dos Jovens Empresários e que tem por objetivo maior o fomento ao empreendedorismo ético entre os jovens sergipanos.

 

Parcerias

 

O CJE Aracaju tem conquistado a adesão de parceiros significativos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae/SE, tem participado de vários dos eventos promovidos pelo CJE Aracaju, demonstrando o prestígio da instituição. A Júnior Achievement comunga do ideal defendido pelo CJE, a difusão do empreendedorismo entre os jovens. No entanto, o público alvo da Júnior Achievement é infanto-juvenil. Com ações dentro e fora das escolas, a Júnior e o CJE têm alcançado bons resultados entre a população sergipana. Em parceria formada, os integrantes do CJE se colocam a disposição para participar das atividades da entidade, bem como para prestar quaisquer capacitações de que necessitem. Ao longo de 2007, essa parceria tem obtido bons resultados, a exemplo do Almoço de Idéias do CJE em parceria com o projeto “Empresário Sombra”, desenvolvido pela Júnior Achievement em Sergipe. Um empresário, que é acompanhado durante todo um dia por integrantes do Núcleo de Ex Achievers, jovens que saíram das mini empresas da Junior Achievement e não querem o desligamento da instituição, durante o almoço, é realizada uma palestra, por um Empresário local a convite do CJE, que compartilha as suas experiências com os presentes, um case de sucesso.

 

Eventos

 

Os eventos realizados em 2007 contaram com a participação intensa dos integrantes da diretoria do CJE Aracaju para a gestão 2008. Os então colaboradores, estiveram no Feirão do Imposto e no Encontro do Jovem Empreendedor.

  • No dia 24 de novembro de 2007, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, o CJE Aracaju realizou a segunda edição do Feirão do Imposto. Através da exposição dos mais variados produtos e serviços e do valor pago (percentual) em impostos por cada um deles, o “Feirão” teve o objetivo de levantar a discussão a respeito da carga tributária do país. “É importante que a população saiba que o vilão dos altos preços que ela paga pelos serviços e produtos no seu dia a dia não são os empresários, tornando Feirão uma oportunidade para nós desmistificarmos este mito, e que esta altíssima carga tributária no Brasil, só estimula a informalidade e inibi os investimento por parte dos empreendedores, e por último estimulamos os brasileiros a fiscalizar mais a aplicação por parte dos governos os recursos oriundos da arrecadação de impostos, afirmou Fernando Cunha, atual Presidente do CJE. Com a estrutura montada no dia 23, no sábado, 24 de novembro, uma equipe do CJE, em parceria com integrantes da Júnior Achievement, receberam imprensa, autoridades e civis para a exposição e debate que se realizaram. Panfletos eram distribuídos na porta da Acese, em local de fluxo intenso de pessoas, ao lado do Mercado Municipal Albano Franco.

 

  • Nos dias 29 e 30 de novembro, o CJE, contando com a colaboração da Empresa Junior de Administração da Universidade Federal de Sergipe, realizou o II Encontro do Jovem Empreendedor, que teve como palestrantes o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o Sr. Jorge Santana, o Vice Presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Sr. Marcelo Azevedo, o Coordenador da Rede de Incubadoras de Sergipe, o Sr. Alan Lemos e o consultor financeiro, o Sr. Antônio Barbosa.

 

O evento foi um sucesso e contou com a participação 160 pessoas envolvidas e com a adesão de 10 empresas. “A parceria que mantemos com instituições como a EJAUFS é de fundamental importância no sentido de divulgar os nossos propósitos para um público específico, como o que encontramos neste evento, em sua maioria, jovens universitários”, afirma o atual Diretor Universitário do CJE Aracaju, Vitor Neri.  

 

  • Reunidos desde setembro de 2007 para elaboração do seu planejamento estratégico, o que aconteceu com o apoio constante do Movimento Competitivo Sergipe, especialmente na pessoa do seu Coordenador o Sr. Marcel Fortes, parceiro do CJE, a diretoria do CJE Aracaju para a gestão 2008 foi empossada em 13 de dezembro de 2007, no auditório do Sebrae/SE. A cerimônia foi marcada pela presença de empresários e autoridades, o que atesta o prestígio da entidade e de seus colaboradores. Estiveram presentes à cerimônia o Deputado Federal Albano Franco, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o Sr. Jorge Santana, O Secretário Adjunto de Estado da Administração, o Sr. José Leite, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SE,  Sr. José Tomaz Miranda Vilela Vasconcelos, o representante do Movimento Competitivo Sergipe, o Sr. Roberto Luiz Guerra Diniz, além de empresários como Fabiano Oliveira, ex deputado estadual, Otávio Quintino, da Grippon entre muitos outros.

 

2008

 

Desde a posse, os integrantes do movimento se reúnem com autoridades e empresários, no sentido de consolidar parcerias que viabilizem a execução dos projetos definidos pelo grupo durante a elaboração do Planejamento estratégico de 2008. “Consolidar essas parcerias é o nosso primeiro passo. A partir daí, poderemos colocar em prática tudo o que planejamos para o ano de 2008, que não é pouco. Temos como objetivo de trabalho a expansão do CJE, com a adesão de novos colaboradores e a difusão do empreendedorismo”, enfatiza Fernando Cunha, presidente do CJE Aracaju.

 

Em três meses desde a posse, os representantes do CJE já participaram de eventos e firmaram parcerias com a Acese, com o Movimento Competitivo Sergipe, além de trabalhar na manutenção das parcerias criadas em 2007. Em reuniões com representantes do poder público e de entidades representativas, os diretores do CJE Aracaju apresentaram o seu Plano de Ações, reafirmando o compromisso para 2008. “Quando da nossa posse, assumimos um compromisso perante a Conaje, entidade que representamos no Estado, perante o governo e à sociedade. Estamos confiantes de que faremos um belo trabalho em 2008”, afirma Fernando Cunha.

 

Ainda no mês de janeiro, o primeiro Projeto de Responsabilidade Social desta gestão, iniciou as suas atividades, trata-se do projeto de Inclusão Digital junto ao Orfanato Casa Tia Zita, aonde cerca de 30 adolescentes serão favorecidas com a ação. Já no mês de março, quando da visita do Presidente da Conaje, o sr. Pedro Fiúza, à Aracaju, o CJE Aracaju realizou o Pré - lançamento do Clube de Investimentos e a Primeira Visita Empresarial de 2008, no StarFish Resort, além de reuniões com parceiros de extrema relevância para o movimento, como Sebrae, MCS e Sead,.    



Comente via Facebook