Almoço com Negócios

ACESE: 140 anos de trabalho para a economia sergipana

A 4ª edição do Almoço com Negócios promovido pela ACESE na última sexta-feira, 25 - num formato especial em comemoração aos 140 anos da entidade empresarial mais antiga do estado -, foi um sucesso. Autoridades sergipanas, associados e a imprensa em geral, participaram do evento que abriu simbolicamente as comemorações pelas 14 décadas de trabalhos dedicados ao desenvolvimento da economia do estado.

 

 

Após uma audiência especial com o governador e 11 dos 14 ex- presidentes vivos, o 45º líder da ACESE, Alexandre Porto e a comitiva seguiram para o Almoço, onde ele apresentou aos convidados a vasta programação alusiva aos 140 anos. Com cerca de 20 eventos especiais a programação comemorativa envolve atividades institucionais, culturais, históricas, esportivas, de responsabilidade social e ambientais.

 


Entre as atividades estão o 1º Forró da ACESE, que acontece na próxima quarta-feira dia 30, na Casa de Forró Cariri; O Prêmio de Jornalismo ACESE 140 anos; a edição especial do Prêmio Líderes e Vencedores; a criação do Conselho da Mulher Empresária, o Selo dos Correios; o Cartão OI; o Livro contando a história da ACESE entre os anos 90 e os dias atuais, bem como reedição dos três livros mais antigos; passeio ciclístico e distribuição de mudas de árvores e plantas. Confira a programação completa no WWW.acese.org.br

 


Entre as presenças ilustres destaque para dois ex-presidentes mais antigos da ACESE: o SR. Antônio Prudente, que presidiu a entidade no biênio 1962/1964, e o Sr. Josias Passos, que no auge dos seus 98 anos, participa de todos os eventos da ACESE. Ele presidiu a entidade em dois mandatos que foram de 1975 a 1979. “Apesar de todos os dias ir à loja, já não costumo ir para eventos assim, mas meu filho ressaltou a importância vir. A ACESE é motivo de orgulho para todos nós que a presidimos”, comenta.

 


Diversos participantes do almoço se pronunciaram em relação ao importante papel da ACESE para a sociedade sergipana. O ex-governador e tradicional associado da ACESSE, Albano Franco, lembrou momentos importantes da história da entidade e ressaltou o significativo resultado das ações empreendidas pela entidade, em favor dos empresários e da economia sergipana. Parabenizando o presidente Alexandre Porto pela programação comemorativa.

 


O dia foi muito especial para todos que trabalham e dirigem a ACESE. O presidente Alexandre Porto ressaltou o quanto é prazeroso administrar uma entidade com tamanhas realizações, e como se sente honrado em dar sequencia ao trabalhos de homens como Jorge Santana, Ancelmo Oliveira, Manoel Prado e tantos outros. Alexandre agradeceu a sua equipe pelo empenho em realizar todas as demandas com colaboração e dedicação. “Para mim, que sou o mais jovem líder frente à ACESE, emotivo de muito orgulho e tamanha responsabilidade dirigir um período tão importante, de comemoração aos 140 anos. Esta é uma data histórica, e por isso traçamos um plano de comemoração tão abrangente”, afirma.

 

História

 


Fundada no dia 26 de maio de 1872, a partir da iniciativa de grandes homens, liderados pelo português Antônio Martins de Almeida. O movimento associativo no Brasil datava de 1811, quando foi fundada a Associação Comercial da Bahia, seguida de várias outras, estando Sergipe entre as 10 mais antigas do país. Na época, Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada e possuía pouco mais de 5 mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais.  Desejavam os empresários redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infra estrutura ferroviária e portuária. Confira detalhes da história no WWW.acese.org.br
 



Comente via Facebook