Palavra do Presidente

Palavra do Presidente – dez/2005

O lançamento do novo site da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) coincide com o início de uma nova etapa da história desta centenária entidade, fundada no longínquo ano de 1872. Em Assembléia Geral Extraordinária realizada no último dia 22/11, por unanimidade os associados presentes aprovaram o novo Estatuto Social que substituiu o anterior, datado de 1970, tornando-o consentâneo com os tempos atuais. Uma das grandes novidades do novo Estatuto foi a introdução da palavra “Empresarial” na denominação da entidade e a adoção da nova sigla (ACESE), acompanhada de uma nova marca que segue o padrão do sistema de associações comerciais do país, organizado em torno da nossa confederação, a CACB.

 

Muito embora desde a sua fundação a nossa Associação Comercial sempre tenha representado todos os segmentos empresariais (comércio, indústria, serviços e agronegócio), além de profissionais liberais, a sua denominação induzia ao entendimento de que se tratava de uma entidade que apenas representava o comércio sergipano. Foi por esta razão que, a exemplo de muitas co-irmãs em todo o país, nossa ACS tornou-se ACESE, explicitando a abrangência da sua representatividade.

 

O novo Estatuto preserva e amplia os princípios e objetivos que marcaram a atuação da entidade ao longo de sua história. Independência, autonomia e eqüidistância dos embates político-eleitorais estão mais claros agora, reservando à ACESE o papel de entidade capaz de contribuir com o poder público e, ao mesmo tempo, criticar e combater medidas que possam trazer prejuízos para o setor produtivo e para o conjunto da sociedade. Visando aprofundar ainda mais o princípio da independência, o novo Estatuto incorpora um dispositivo que tem sido adotado em várias outras entidades do Brasil, qual seja aquele que considera incompatível o exercício de função pública com cargo de diretoria, evitando que conflitos de interesse atinjam os dirigentes e comprometam sua ação.

 

A atual diretoria da ACESE, empossada em fevereiro passado, está completando seu primeiro ano de trabalho com grandes realizações. O compromisso assumido de ampliar a oferta de serviços, promover a cultura associativista e contribuir para o desenvolvimento local está sendo seguido à risca. Em um trabalho de fôlego, que conta com a participação ativa de toda a diretoria e de membros do Conselho Deliberativo, estamos colocando em prática um conjunto de ações que resultou do Planejamento Estratégico realizado logo no início do mandato.

 

Assim, podemos destacar, dentre várias outras ações, o crescimento do Projeto Empreender; a difusão do instituto da mediação e arbitragem de modo a atrair demandas para a nossa Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (CAMAE-SE); a implantação do Programa de Educação Continuada Empresarial (PROECE); a parceria com a Caixa Econômica Federal; o serviço de assessoria jurídica, agora disponível via este site; a consolidação do “Café com Negócios”; a negociação contínua com a Secretaria da Fazenda em defesa dos interesses das empresas do comércio e da indústria; e a liderança na luta pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

 

Muito ainda há por fazer. Nossa expectativa é que em 2006 consigamos implantar novos serviços e ampliar nossa representatividade, com a ambiciosa meta de dobrar o número de associados até o final do ano. As diversas mensagens de incentivo que temos recebido dos nossos associados servem de estímulo para que continuemos a agir em defesa dos seus interesses, sem perder de vista o papel que nos está reservado na luta pela promoção do desenvolvimento de Sergipe.

 

Um forte abraço,

 

Jorge Santana de Oliveira

 

Presidente



Comente via Facebook