Notícias

CJE SERGIPE: UMA DÉCADA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

 

O Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe – CJE completa 10 anos agora em 2015. Mais do que o simples passar de uma década, esse marco representa o fechamento de um ciclo de estímulo e fortalecimento do empreendedorismo sergipano.

 

Criado em 2005 por um grupo de jovens que acreditavam na possibilidade de construir um novo cenário para a economia sergipana, o CJE-SE veio paulatinamente conquistando seu espaço na sociedade sergipana, atuando de forma intensa na defesa dos interesses do empresariado jovem enquanto entidade representativa do segmento, sem esquecer, no entanto, dos temas de interesse geral da população.

 

Mas o que vem a ser, de fato, o CJE-SE? Trata-se de um conselho permanente integrante da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE. Possui uma diretoria própria, atualmente composta por 16 pastas das mais variadas frentes. No plano federal, integra a Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE. Tem como sustentáculo três pilares básicos: 1 – Capacitação (apoia a realização de diversos eventos ligados à área gestão e empreendedorismo); 2 – Relacionamento (favorece o networking entre empreendedores); 3 – Representatividade (defende os interesses do empresariado jovem a nível local e regional).

 

E o que esses 10 anos representam? Um amadurecimento do CJE-SE. Nesse período, diversas bandeiras foram levantadas e defendidas. Como exemplo tem-se a discussão acerca da reforma tributária em eventos como o Feirão do Imposto e as ações nos postos de combustíveis alusivas ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos.

 

No âmbito legislativo, um avanço significativo foi a promulgação da Lei Municipal 3.688/2009, que instituiu a Semana Municipal do Jovem Empreendedor de Aracaju, uma conquista de diversos setores jovens, dentre os quais o CJE-SE se insere.

 

Parcerias foram firmadas e fortalecidas. O CJE-SE hoje possui uma inserção em diversos segmentos sociais e econômicos, públicos e privados, fruto de sua postura sempre responsável, proativa e inovadora no que se refere ao estímulo ao empreendedorismo.

 

E os eventos? Semana Global do Empreendedorismo, Encontro de Jovens Empreendedores, Happy-hour Empreendedor, Agrojovem, diversas palestras, seminários, encontros. O resultado pode ser medido em números, com milhares de pessoas impactadas pelas ações do conselho ao longo dos seus 10 anos.

 

Quanto ao futuro, a expectativa é ainda maior. O CJE-SE passa por uma fase de reestruturação. O planejamento estratégico para os próximos 10 anos está sendo formulado tendo em vista os novos horizontes que se descortinam no cenário local e global.

Os princípios permanecerão os mesmos, sem dúvida. Os objetivos é que se modificarão. Na verdade, se ampliarão, no intuito de abarcar os novos desafios que serão enfrentados nos próximos anos.

 

O CJE se envolverá ainda mais nas questões políticas de interesse do segmento empresarial jovem e da própria sociedade, a exemplo da reforma política, reforma tributária e demais reformas que sejam necessárias à estruturação do nosso país, sempre mantendo sua postura de apartidarismo e independência.

 

Durante todo o ano de 2015 diversos marcarão os 10 anos do conselho, a exemplo do lançamento do SELO comemorativo dos Correios, que ocorrerá no próximo dia 07 de abril, às 19h, na sede do SEBRAE em Aracaju.

 

E será apenas o início.

 

Aos ex-presidentes, fica o registro de empenho e comprometimento com a causa do empreendedorismo. Diego da Costa, Fernando Cunha, Iêdo Flávio e Dilermando Junior foram líderes que conseguiram fincar as bases para as comemorações de hoje. A Danilo Barreto, atual presidente, compete o desafio de continuar o legado de seus antecessores e preparar o conselho, na condução do planejamento estratégico, para o futuro que se desenha.

 

Parabéns ao Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe! Empreendedorismo é a nossa causa!

 

 

 

Saulo Álvares – Diretoria Jurídica do Conselho de Jovens Empreededores. (Creditos desse artigo)

 



Publicado em 20/03/2015



Comente via Facebook