Notícias

Ministro da Cultura Sérgio de Sá Leitão visita a Acese

Aconteceu na noite desta sexta-feira (25) a solenidade dos 146 anos da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) com a presença do Ministro de Cultura, Sérgio de Sá Leitão, grandes nomes do cenário político e do empresariado sergipano.  Na ocasião, foi apresentado o projeto de revitalização da entidade, que vislumbra um caminho de autossustentabilidade e ocupação inteligente do prédio histórico, com a criação de um hall cultural, cafeteria e o 1º CEAC do Empresário no país.

 

“Estamos muito felizes hoje. É uma comemoração de um período de tantas lutas. Nos sentimos muito agraciados com a presença do Ministro, dos deputados estaduais Laércio Oliveira e André Moura, do senador Amorim, do prefeito Edvaldo Nogueira e  de tantos nomes importantes do setor produtivo. Isso mostra a importância que tem uma instituição tão antiga e de tantas  lutas em benefício da sociedade sergipana”, declarou o presidente da Acese, Marco Aurélio Pinheiro.

 

Ainda de acordo com ele, mais do que sobre o passado e toda a história que a entidade já escreveu,  a sua gestão pretende resguardar também o presente e o futuro. “. Acreditamos que para mantermos a Acese pelos próximos 146 anos, precisamos nos reinventar e buscar alternativas de uma sobrevivência autossustentável, com a ocupação inteligente do nosso prédio e ampliação de serviços para o empresariado e a sociedade em geral. Acreditamos, inclusive, que a revitalização do nosso prédio histórico pode ser o pontapé inicial para a revitalização de todo o centro comercial”.

 

Para o Ministro, o projeto cumpre um importante papel na valorização das atividades culturais e criativas de Aracaju e por isso, declarou apoio à iniciativa. “Acho que é muito importante essa relação do setor empresarial com o setor cultural, até porque temos as leis de incentivo que podem ser usadas para o patrocínio de projetos culturais. Vejo com ótimos olhos esse projeto, espero que ele vá adiante e desde já coloco o Ministério da Cultura à disposição para  contribuir com o que for possível”.

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em seu discurso, enalteceu o papel da entidade no progresso do município. “A Acese é uma instituição muito importante para o desenvolvimento da cidade de Aracaju e para o estado de Sergipe. A Acese praticamente cresceu com o início de Aracaju . Aracaju era uma jovem cidade quando a  entidade foi fundada. E durante esse tempo todo de existência, a  Acese vem contribuindo de forma significativa no progresso, no desenvolvimento da nossa cidade.  Podemos dizer que a Acese cresceu com Aracaju”.

 

A tradição da entidade também foi ressaltada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec),  José Augusto Pereira Carvalho. “É uma instituição centenária que desde sua criação defende os interesses do setor produtivo e da sociedade sergipana, o que mostra a tradição do empreendedorismo de nosso povo”.

 

O ex-governador Albano Franco destacou o valor da Acese nas  importantes lutas do setor empresarial. “ A Acese é uma instituição de relevantes serviços prestados ao empresariado sergipano e à sociedade como um todo, sempre esteve presente nas pautas importantes para o nosso povo”, defendeu.

 

Solenidade

 

Durante a comemoração do aniversário de 146 anos, ocorreram ainda a bênção do padre Marcelo Gonçalves,  a apresentação do coral da Fundação Ulysses Guimarães e  o descerramento da foto de Wladimir Torres  na galeria de ex-presidentes. 

 

 

 Crédito fotos: Fábio São José/Fecomércio

Publicado em 28/05/2018



Comente via Facebook