Projeto Empreender

A história do Empreender

 

Tudo começou no município de Brusque, na região conhecida com Vale do Itajaí, de forte influência alemã, no interior de Santa Catarina. No primeiro semestre de 1987, Carlos Cid Renuox, presidente da Associação Comercial e Industrial de Brusque, iniciou contatos com a Handwerkskammer für München und Oberbayern – HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) , com o objetivo de firmar um convênio de parceria para apoio às micro e pequenas empresas. A HWK que reúne 55.000 empresas em Munique e cidades vizinhas é uma entidade associativa que oferece uma série de serviços para seus associados. Técnicos alemães e dirigentes da HWK visitaram Santa Catarina e mantiveram contatos com diversas Associações Comerciais e Empresariais, Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC), SEBRAE e Federação das Industrias de Santa Catarina (FIESC). Após inúmeras vizitas, reuniões e estudos, a HWK decidiu, com o apoio financeiro do governo alemão, iniciar a implementação de um projeto de apoio às pequenas empresas da região, liderado pelas ACE`s de Brusque, Blumenau e Joinville. 

 

O Projeto Cooperação ACI/HWK (denominação inicial), consistia em atrair micro e pequenas empresas para formarem núcleos setoriais. O êxito do projeto nas três cidades atraiu a atenção de outras que também desejavam participar da iniciativa. Em 1996, já em número de 17, estas ACEs criaram a Fundação Empreender , que passou a ser a entidade gestora do Projeto. O convênio inicial que previa três anos de duração foi prorrogado sucessivamente, até novembro de 2001.

Em outubro de 1995 o projeto foi apresentado no Equador, no evento PYME 2000. Em novembro do mesmo ano foi realizado o Seminário Nacional sobre o Desenvolvimento de ACE , em que participaram dirigentes de ACEs de outras cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que também se interessaram pela idéia. Em dezembro de 1995, a realização de um workshop entre dirigentes e consultores do SEBRAE/SC a das ACEs ligadas ao Projeto lançou as bases para uma futura cooperação que visava difundir o modelo para todo o Estado de Santa Catarina. 

 

A FACISC, cuja denominação mudou para Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – e o SEBRAE/SC com o apoio da Fundação Empreender, contratada para treinar técnicos em todo o Estado, lançaram em outubro de 1997 o Projeto Empreender, que foi levado para outras 10 cidades de Santa Catarina. Com o sucesso obtido, uma nova expansão do projeto foi foi promovida em abril de 1998, beneficiando mais 10 cidades. Atualmente o Projeto está implementado em 100 cidades em Santa Catarina. 

 

A partir de 1999, uma parceria entre a CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil e SEBRAE, também com apoio da Fundação Empreender, possibilitou a ampliação do Projeto para mais sete Estados: Alagoas , Bahia , Maranhão , Minas Gerais , Paraná , Pernambuco e Sergipe . 

 

Ao final de 2001, o Projeto encontrava-se implantado em 210 Municípios, de 8 Estados, beneficiando diretamente 12.183 micro e pequenas empresas, distribuídas em 901 Núcleos Setoriais. A partir de 2002, iniciou-se a expansão do Empreender para todas as 27 Unidades da Federação, com a meta de atingir mais 650 municípios e beneficiar outras 32.500 MPE - micro e pequenas empresas, em 3.250 novos Núcleos Setoriais. 

 

Em 2005, o Empreender deixou de ser um Projeto para ser um grande Programa que abrange todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, cobrindo mais de 800 municípios com a participação de 35.000 empresas aproxidamente.



Comente via Facebook